caminho

Maio 24, 2011 § Deixe um comentário

Este postal tem na frente um mosaico de um edifício de La Alhambra e no verso estão escritas estas palavras:

“Se conseguirmos tornar-nos indivíduos totalmente disciplinados, totalmente capazes de amar, então, mesmo que sejamos ignorantes da teologia e não pensemos em Deus, estaremos preparados para a vinda da Graça.” M. Scott Peck

… parece incompleto, falta mais e falta muito.

Ao ler as palavras do postal que recebi, pergunto porque nos conformamos com tão pouco.

As regras, a disciplina, a teologia, o conhecimento são instrumentos para o caminho, que servem um fim: ajudar a ver, a saborear e a viver melhor.

Só me interessa uma disciplina e uma teologia acessíveis a analfabetos.

Longe de qualquer elogio da ignorância ou de conformismo, só acredito naquilo que estiver acessível a todos, independentemente do nível de instrução, de processos de iniciação complicados e selectivos.

Acredito que aquilo que vale a pena aprender está disponível a todos, é universal, diz respeito a todos, está gravado e entretecido no que acontece nos dias comuns que partilhamos sob este sol, aqui e agora.

É difícil explicar isto, quando a minha “vidinha” é tão fechada e opaca que não deixa transparecer a luz que teima em manter-se acesa.

Mas, acredito e alegro-me por fazer parte de uma tradição que reúne pastores, doutores, pedreiros, médicos, barbeiros, pescadores, cobradores, gente triste e alegre, homens e mulheres, jovens, velhos convidados a nascer de novo, gente crescida convidada a aproximar-se como criança… todos a caminho.

Cada um sabe o momento em que se surpreendeu no caminho, por alguém que só tem para oferecer a vida plena, a verdade de que somos amados e de que o caminho faz-se em comunhão.

Quando começo a complicar o que é simples, desço das nuvens e faço-me ao caminho, lembrando que “o Jesus dos evangelhos é um homem que nasceu pobre e viveu a condição de gente simples”   (Calmeiro Matias).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading caminho at tempo comum.

meta