lista de tarefas

Junho 30, 2011 § Deixe um comentário

Deve existir um motivo para que as aplicações de produtividade e de gestão de trabalho tenham nomes tão poéticos: Workflowy, Manymoon, HighRise, Mind Map…

Nestes dias, estou a organizar tarefas e prioridades na Wunderlist. A sonoridade desta palavra inspira-me. Tem uma aura de eficácia germânica.

Preciso deste exercício de organização de tempo, dissecar projectos em tarefas específicas a cumprir num prazo determinado. Surgem as tentações do costume: o medo de falhar, o medo de conseguir, centralizar, não dividir, dispersar-me, pré-ocupar-me.

Afinal, a lista de afazeres Wunderlist chama-se, literalmente, «Lista Maravilha» ou «Lista de Maravilhas». Apesar de ser um pormenor, a perspectiva muda.

Aquilo que ocupa as mãos e o pensamento é a matéria-prima para algo que ultrapassa a tarefa que tem de ser cumprida. Independentemente do resultado, cumprir um trabalho constrói e constrói-nos. Isto é muito bom. O Pai é o melhor gestor de recursos humanos! Sem medo de perder poder ou influência, delega tarefas e responsabilidades para que todos partilhem da Sua alegria e possam dizer: é tudo muito bom!

Cada dia tem o seu cuidado, aquilo que pede que se lhe deite a mão. Para além da mentira da falta de tempo, parece que o dia de trabalho é uma realidade estranha à vida, à beleza, ao encanto, que só se encontram em horário pós-laboral. Será verdade? Nas horas áridas esconde-se um silêncio capaz de restaurar muitos circuitos internos. Nas reclamações a gerir está a soberba que apenas se revela quando a crítica vem das palavras de outra pessoa, em vez do timbre piedoso dos mea culpa individuais e apaziguadores, que não libertam, nem fazem crescer. Na exigência e nas avaliações estão os desafios que obrigam a escolher entre agir ou ceder ao queixume e à passividade.

Um dia de trabalho esconde maravilhas.

É tão bom saber que nada disto é estranho para Ti, Jesus!

Hoje, faz-me sentar como Maria, que começou por parar e escutar-Te. Este é o princípio da obediência: escutar para seguir… e quem Te escuta, não consegue ficar sentado por muito tempo (Lc 10, 38-41).

Ensina-me a única coisa necessária do dia de hoje. Só a de hoje.

Confio em Ti, meu Senhor que estás tão próximo e presente. Mostra-me o mistério da vida escondida nos dias normais, tão normais como aqueles em trabalhavas com madeira. Dá-me a única coisa necessária, esta intimidade que é o presente do Teu Espírito Santo, aquele que, mais eficaz do que qualquer aplicação de produtividade, conduz pelo único caminho de vida em comunhão e construção até que o Pai acabe o que começou.

À escuta e mãos à obra!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading lista de tarefas at tempo comum.

meta