outra vez

Julho 13, 2011 § Deixe um comentário

E quando ainda há tanto para fazer?

E quando os planos foram alterados por prioridades que se impuseram?

E quando o dia é passado a apagar focos de incêndio, em vez de plantar?

Há dias em que só queria que olhasses para mim como olhaste para Natanael! Não precisas de dizer uma palavra. Basta que olhes para mim e que me vejas agora, quando me aproximo ao Teu encontro, com a mesma nitidez com que me viste antes, lá atrás, nos desvios de hesitação, nos atalhos de pressa, na paralisia das distracções, nos saltos de entusiasmo sem raiz que não fazem avançar (Jo 1, 43-51).

Agora, diante de Ti, de nada serve procurar a postura adequada. Deixa-me estar assim, ao alcance do Teu olhar, sem dizer palavra.

Basta-me acreditar que olhas para mim com a mesma sabedoria que vem do alto e Te ensinou a ver num pedaço de madeira a obra que concebeste no Teu coração, Jesus de Nazaré.

Eu Te bendigo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque o Teu Filho cresceu, fez-se homem sabendo o que custa moldar e esculpir madeira… tão diferente do barro inicial!

Esta é a esperança em que me firmo: Aquele que olha para mim conhece a madeira pela árvore a que pertence, pela cor, textura, aroma, resistência… é capaz de projectar, sonhar com a forma, o uso… para isso tem de desenraizar e cortar… preparar a madeira, colocá-la a jeito, ver de perto os nós, identificar o sentido dos veios, tudo aquilo que condiciona o trabalho de corte… até que encontra o modo de cortar, encaixar, dobrar, vergar, polir…  reunir as tábuas de madeira, que não são iguais e, mesmo assim, uni-las em torno de um feixe, para que fiquem flexíveis e tomem forma… e tudo se faz pelo Espírito Santo de mansidão, de leveza, de persistência, de alegria…

Hoje

sem poesia

sem música

sem intenções bonitas

é assim que quero estar

é aqui que quero estar

outra vez

até que o Pai acabe o que começou

confio e confio-me a Ti, Jesus, meu Senhor e meu Deus

Korephotos (Flickr)

Deixe uma Resposta

What’s this?

You are currently reading outra vez at tempo comum.

meta