saber de cor

Outubro 21, 2011 § Deixe um comentário

Estive numa área de Gaia que apenas conheço de passagem. Ao caminhar sozinha, fui identificando casas, lugares, histórias…

Afinal, estou longe de Santo Ovídio, de Mafamude… A Rua do Penedo… Se este é o Largo de Eirós, não estou longe… a volta que eu fui dar… Este é o Largo dos Monteiros (confundo sempre com os Ribeiros de Vilar do Paraíso… a história destes dava um conto de Edgar Allan Poe)… Finalmente, uma caixa multibanco!… A minha Avó morou um pouco mais acima… Por estes lados, ficava a quinta dos africanos e mais para a direita, a quinta dos espanhóis… acho eu… O José trabalhou aqui e o meu Bisavô também… Agora desço e, se virar à esquerda, o regresso é mais directo… Que pena isto ficar longe de Sá da Bandeira, apetecia-me uma francesinha…

Graças às histórias contadas pela minha Avó, caminhei sem me perder. O sentido de orientação foi guiado por aquilo que sabia de cor, estava guardado no coração.

Nesse lugar – no coração – amadurecem as perguntas, entretecem-se os fios das histórias até tecer a nossa própria história.

Aquilo que escutei durante esses dias precisa de assentar e descer até ao coração. É esse o percurso que quero seguir. É esse o critério de discernimento. Só me interessa conhecer o que me permita saber de cor, saborear, tecer os cordões que me ligam a uma vida convivida com quem está a caminho.

Um dia passa ao outro esta mensagem
e uma noite dá conhecimento à outra noite.
Não são palavras nem discursos
cujo sentido se não perceba. (Sl 19)

Hoje como ontem, pode acontecer no banco da escola, na cátedra universitária, à volta da mesa… desde que se reúnam dois ou três.

Deixe uma Resposta

What’s this?

You are currently reading saber de cor at tempo comum.

meta