bom senso

Junho 10, 2014 § Deixe um comentário

Comecei este rascunho há mais de um ano.
Gostava de traduzir o vídeo.

Um dia, disseram-me esta blasfémia com a ilusão de trazer algum consolo: “deus só manda este sofrimento aos seus amigos”. Graças a Deus, “passei-me” logo ali e respondi: NÃO!

Era a véspera de Pentecostes do ano da Graça de 2009. Acho que é desde esse dia que ando, literalmente, a “passar-me” para a confiança na bondade de Deus.

Recordei tudo isto quando ouvi Pagola: “o assunto da bondade de Deus é uma questão de ter bom senso”.

Estas foram as palavras do arcebispo de Paris, quando enfrentava uma doença terminal:
“Nós sabemos dizer belas palavras sobre o sofrimento. Eu falei dele acaloradamente. Dizei aos sacerdotes que não digam nada. Nós ignoramos o que é sofrer”.

Diante do sofrimento só há lugar para silêncio, mãos abertas e Amor, capaz de amar tudo, capaz de enfrentar o rosto desfigurado e impaciência de quem sofre, já sem forças para se fazer de forte.
É cruel esta tendência perversa para sublimar o sofrimento, procurando-lhe um sentido. “Em vez de perguntar «porquê», pergunta «para quê»”, dizem alguns. Escrevem-se livros; compõem-se sorrisos; erguem-se pedestais a quem sofre impassível, sem se desequilibrar, sem se despentear.
Desumano!
Nas horas de dor excruciante o único bálsamo é o Amor feito da verdadeira hospitalidade-gastvrijheid, que dá liberdade ao outro.

Sempre que me agarrava à confiança e recitava de coração o salmo 118, recordava-me de ti, Yeshu. Também sabias de cor esta ladainha de esperança.
Deus só é BOM. Deus só é BOM. Deus só é BOM.

 

Deixe uma Resposta

What’s this?

You are currently reading bom senso at tempo comum.

meta